skip to Main Content

Anabela Moreira apontou vantagens de uma liderança aberta e colaborativa

A mais recente edição da iniciativa City Café foi dedicada ao tema “Liderança 360º: aberta e colaborativa” e contou com a participação de Anabela Moreira, especialista na gestão de Recursos Humanos e coach.

Como podemos ser melhores líderes? Foi precisamente a partir desta questão que decorreu mais uma conferência online do City Café, promovida pela Câmara Municipal do Porto, através do Porto Innovation Hub.

Para dar resposta a este desafio, foi convidada a consultora Anabela Moreira, que se propôs a abordar os padrões de comportamento mais comuns entre líderes e colaboradores.

“Tenho cada vez mais a plena convicção que, de certa forma, todos nós somos líderes, porque todos nós temos a capacidade de influenciar ou condicionar os comportamentos de quem nos rodeia. Somos todos responsáveis pelas pessoas que olham por nós e para nós”, começou por afirmar a pensadora criativa.

De acordo com Anabela Moreira, entre as características indispensáveis a um verdadeiro líder, devem constar “o carisma, a capacidade de ser humano, humanista, tal como a capacidade de adaptação, de saber ouvir o outro, de ter voz e de dar voz”. “A liderança é uma competência que trabalhamos todos os dias. Contudo, umas vezes somos líderes e outras aprendemos novamente a liderar”, acrescenta a também coach e fundadora da Act Together.

A especialista em motivação de Recursos Humanos encontrou ainda quatro pilares fundamentais que devem estar “intrinsecamente associados a um bom líder”. São eles: Responsabilidade, Observação, Interesse e Empatia.

Numa época marcada pelo afastamento físico entre líderes/chefes de equipas e colaboradores, tornam-se indispensáveis os momentos de lazer – “as famosas pausas para café” -, a necessidade do interesse pelo bem-estar de todos e as reuniões devem ser cada vez mais estruturadas e participadas; é importante que todos se façam ouvir”.

Numa nota final aos cerca de 60 espetadores que acompanharam a transmissão em direto – numa interação marcada pelo tradicional período de perguntas e respostas à oradora -, na página oficial do City Café, o público teve ainda a oportunidade de reter a mensagem final de Anabela Moreira: “Uma boa liderança treina-se todos os dias e não existem cenários de perfeição, apenas empresas melhores e piores”, concluiu a convidada.

O City Café regressa no próximo mês de junho, esteja atento à agenda de eventos do Porto Innovation Hub.

Back To Top