skip to Main Content

Dicas e conselhos úteis para comunicação à distância mais eficiente

Paulo Salgado, professor universitário e consultor de comunicação, foi o convidado da mais recente edição do City Café. O especialista em comunicação deixou, durante a sua apresentação, um conjunto de dicas úteis para quem permanece em regime de trabalho remoto.

A iniciativa City Café regressou esta terça-feira – novamente no formato conferência online -, numa sessão dedicada à “Assertividade e Eficácia na Comunicação à distância”. A escolha do tema, marcada pelo período que obriga a uma adoção generalizada do trabalho remoto, tornou a conversa atual e pertinente para as cerca de 90 pessoas que assistiram à sessão, em direto.

Paulo Salgado começou por garantir a necessidade de haver, cada vez mais, “uma preocupação generalizada com a forma como comunicamos, sobretudo num período em predominam as calls (videoconferências/chamadas), reuniões, diretos, demonstrações, entre outros formatos online”.

Para ilustrar a apresentação, o professor universitário desenvolveu uma proposta de comunicação assente em quatro pilares – postura e voz; mindset; mensagem; cenário, luz e som -, com o objetivo de evitar “os comportamentos mais surreais que alguns de nós já terão presenciado”. Aspetos como o enquadramento da webcam, a luz ou o som que projetamos também não devem ser desconsiderados, pois “podem ajudar a passar a nossa mensagem e interferem na nossa motivação diária, que é por estes dias um desafio permanente para todos nós”.

Seguiram-se 15 pontos-chave, com dicas úteis, que facilmente podem ser adotadas, das quais se destacam várias recomendações como a “necessidade adotar um discurso eficaz e conciso, num tom adaptado, com disponibilidade para aceitar outros pontos de vista e, caso seja possível, mantendo sempre o contacto visual com o interlocutor”.

Numa sessão marcada pela participação ativa do público, via live chat, Paulo Salgado mencionou também, “numa ótica mais organizacional”, que a promoção de happy hours, momentos de lazer ou o “uma simples chamada para saber como está um colaborador” podem ser determinantes para garantir o bom ambiente desejado por todos.

“Já existem uma série de ferramentas que permitem trabalhar em rede [Trello, Slack, Teams…], mas isso não substitui a necessidade que temos de contactar uns com os outros, pedir e dar feedback ou de sermos autênticos e generosos com os nossos colegas”, concluiu o convidado do City Café.

No próximo dia 14, o City Café terá nova edição, dedicada ao tema “Liderança 360º: aberta e colaborativa”, com Anabela Moreira, certificada em coaching. As inscrições estão abertas na página oficial da atividade.

Back To Top