skip to Main Content

“Uma vez na Internet, para sempre na Internet”. CTO da Jscrambler apela à autoconsciência no meio digital

A privacidade num mundo cada vez mais digital foi o tema de conversa durante o último City Café. O convidado, CTO da Jscrambler, não quis deixar dúvidas. Pedro Fortuna estava ali para criar “consciência sobre o que podemos fazer para nos protegermos”. A nós e à nossa identidade.

Já sabemos o fundamental. A privacidade é um direito nosso. Mas o assunto torna-se complexo, admite o CEO da Jscrambler, quando falamos na forma como usamos os nossos dados. Resumimos as principais ideias do especialista em cibersegurança.

  • Basta termos o telemóvel no bolso. “Estamos a dizer às nossas operadoras móveis onde estamos”, sintetiza. Mais: dizemos tudo aos nossos motores de pesquisa. O que queremos, em que pensamos, o que nos preocupa. E, nas redes sociais, damos a conhecer os nossos amigos e a nossa família.
  • As consequências da partilha de dados são várias. Pedro Fortuna é peremptório. “Os estranhos sabem os nossos números de telefone. Os estranhos sabem sobre a nossa sexualidade. Os estranhos sabem que com quem falamos e sobre que assunto. Os estranhos sabem a nossa religião e cor política. Os estranhos viram-nos nus”. 
  • A não privacidade pode ter vantagens para a nossa segurança física. O CTO da Jscrambler explica que conseguimos, por exemplo, “controlar predadores sexuais, prevenir assaltos ou combater o narcotráfico”. Mas “a privacidade tem muito mais peso”, adianta. 
  • Podemos e devemos prevenir problemas como o terrorismo. Mas devemos vigiar de forma precisa e limitada em vez de vigiarmos “toda a gente” de forma “encoberta e automática”. 
  • Os abusos de poder também devem ser combatidos. Pedro Fortuna admite que, com os nossos dados online, “o governo pode constatar que existe um movimento de pessoas com ideias contrárias ao regime e esmagar esse movimento”. Em tais casos, sugere o especialista, há soluções, que podem passar pelo papel interventivo dos delatores. 

O truque, para Pedro Fortuna, é só um higiene. Higiene de privacidade num mundo cada mais virtual. Para explicar, Pedro Fortuna conclui, evocando uma célebre frase de George Orwell: “Se quiseres manter um segredo, tens primeiro que o esconder de ti próprio”.

Foi através de uma transmissão em direto, na página do Porto Innovation Hub e no YouTube da Associação Porto Digital, que o diretor de tecnologias da Jscrambler apresentou as ideias sobre o assunto. No fim da sessão, houve lugar à interação entre os participantes e o especialista, com perguntas e respostas. O City Café faz uma pausa em agosto, mas regressa em força no mês de setembro. Mantenha-se atento às novidades.

Back To Top