skip to Main Content

Inovação Dentro de Portas

Transformar a relação entre os cidadãos e o Município do Porto.

Inovação em serviços — (re)desenho de serviços públicos mais eficientes e acessíveis, orientados pelos princípios do design de serviços.

Perante um ambiente competitivo e de constante mutação, é imposto às instituições públicas e privadas um ritmo acelerado de mudança e transformação.

Na esfera pública a pressão é constante, existindo uma crescente exigência da sociedade no sentido de satisfazer necessidades emergentes, obrigando assim a aplicação de novas práticas no funcionamento e gestão das organizações, e melhoria dos serviços e processos.

Como instrumento central da estratégia de inovação, o Município do Porto procura aplicar os princípios orientadores do design de serviços (service design) para o (re)desenho de serviços públicos mais eficientes e acessíveis, assim como promover uma mudança organizacional sustentável.

Pretende-se dotar as estruturas orgânicas do Município do Porto com competências baseadas em metodologias criativas e analíticas, que ajudam a compreender as necessidades dos cidadãos, transformar a maneira de operar serviços, mais eficaz e eficiente, reduzindo o custo e tempo, e construir uma relação de confiança com os cidadãos.

Transformar a forma como o município construí e entrega os seus serviços, desde o fronstage ao backstage, tornando-os modernos e eficientes;

Construir uma relação de confiança com os cidadãos: apelar à transparência e integridade dos serviços e das tomadas de decisões; apelar à segurança no uso de dados pessoais dos cidadãos.

Fortalecer a relação entre equipas através de iniciativas que promovam a reflexão, o debate e a transformação de ideias em soluções para os desafios da cidade;

Contribuir para a otimização e simplificação de processos e serviços colocando o cidadão e/ou o colaborador no centro do processo de inovação;

Suportar e promover o desenvolvimento de projetos inovadores para o Município, com base em metodologias criativas e analíticas, onde o trabalho em equipa e a participação do cidadão são fatores centrais.

Construir uma cultura organizacional pró-ativa e eficiente, através de projetos e iniciativas que promovam uma comunicação interna aberta, incentivam a transparência e integridade, e o acesso a novas tecnologias;

Ações e iniciativas do Porto Innovation Hub

Ver mais
WORKSHOPS & TRAININGS

Sessões de capacitação da metodologia de design de serviços;

Aprendizagem e aplicação de métodos criativos e analíticos: design de serviços e design thinking;

Sessões de exploração e co-criação de desafios e problemas identificados.

QUICK WINS

Exploração e resolução de problemas através da metodologia de design de serviços ou design thinking;

Projeto rápido de redesenho de serviço com aplicação de métodos do design de serviços;

LARGE PROJECTS

Transformação de serviços através da metodologia de design de serviços;

Envolvimento de diversos departamentos/setores;

Redesenho de experiência de serviço end-to-end.

Desafiamo-lo a fazer parte desta transformação para a inovação.
Subscreva a nossa newsletter e fique a par das últimas novidades.
Back To Top