skip to Main Content

Pedro Monteiro apresentou no PIH o Pensamento Lean para a Excelência Operacional

No atual cenário empresarial acelerado e competitivo, a excelência operacional tornou-se um aspeto crítico para as empresas que se esforçam por se manterem na vanguarda. Não é a busca incessante de melhoria, eficiência e inovação que leva as organizações a prosperar e ter sucesso?

Recentemente, tivemos o privilégio de assistir a uma cativante palestra de Pedro Monteiro, Operational Excellence Manager numa multinacional que produz uma linha de componentes de movimento de precisão e controlados por especialidade (Allied Motion). Com uma forte paixão pelas metodologias lean, o nosso convidado tem desenvolvido a sua atividade profissional em torno desta área, além de ter lançado dois projetos paralelos, a The Lean Mag e o Projeto SONAR. Durante a sua palestra, Pedro partilhou conceitos e experiências, crenças e até um lema: “Lean is ordinary”.

De acordo com Pedro Monteiro, o lean thinking é uma poderosa metodologia que ganhou reconhecimento generalizado. Pode ser definido como uma mentalidade que promove uma cultura de excelência operacional e conduz as organizações para a melhoria contínua e para o foco no cliente. Nesta sessão, foram explorados os princípios e ferramentas-chave do lean thinking, revelando a sua ligação à excelência operacional e mostrando como pode conduzir a benefícios tangíveis para as empresas.

No centro do lean thinking está o mindset – uma atitude mental que determina como os indivíduos interpretam e respondem às situações. Existem dois tipos principais de mindset: o fixo e o de crescimento. O mindset fixo é resistente à mudança, enquanto o mindset de crescimento aceita os desafios e procura ativamente a melhoria.

No contexto do lean thinking, a mentalidade de crescimento é vital. De facto, as organizações que encorajam um mindset de crescimento entre os seus colaboradores estão mais bem posicionadas para conduzir a melhoria contínua, a inovação e a adaptabilidade.

A excelência operacional é uma forma de estar e trabalhar que se concentra na excelência do desempenho de uma organização. Envolve a aplicação de princípios e ferramentas específicos para otimizar processos, eliminar desperdícios e fornecer valor aos clientes de forma consistente. Nesse sentido, o lean thinking é fundamental para alcançar a excelência operacional.

Pedro Monteiro destacou os princípios-chave que constituem a base do lean thinking:

  • Excelência: Procurar a excelência em todos os aspectos das operações da organização.
  • Organização: Construir uma cultura organizacional colaborativa e capacitada.
  • Melhoria: Enfatizar a melhoria contínua dos processos e produtos.
  • Valor: Identificar e fornecer valor ao cliente.
  • Cliente: Colocar o cliente no centro da tomada de decisões.
  • Fluxo: Criar fluxos de trabalho suaves e eficientes que minimizem o desperdício.

A Abordagem Lean na Prática

Como mencionado acima, para colocar o pensamento lean em prática as organizações podem adotar várias ferramentas e metodologias, algumas das quais incluem:

  • Lean: Eliminação de desperdício através da otimização de processos e recursos para criar valor.
  • Kaizen: Fomentar uma cultura de pequenas melhorias incrementais nas operações diárias.
  • Agile e Scrum: Aplicação de abordagens flexíveis e iterativas, particularmente prevalecentes em TI e desenvolvimento de software.
  • Six Sigma: Implementação de metodologias estruturadas de resolução de problemas com o objetivo de reduzir defeitos e variações.
  • Just-in-Time (JIT) e Jidoka: Racionalizar a produção e garantir a qualidade na fonte para evitar excesso de stock e defeitos.

Um dos exemplos mais conhecidos do lean thinking diz respeito à Toyota. A empresa desenvolveu um extenso trabalho em torno desta metodologia e até elencou os três princípios fundamentais do lean thinking:

  • Estabilidade, Melhoria Contínua e Trabalho Padrão: O gigante automóvel enfatiza a necessidade de processos estáveis e encoraja uma cultura de melhoria contínua enquanto adere às práticas de trabalho standard.
  • Just-in-Time e Jidoka: A Toyota é conhecida pelo seu sistema de produção “just-in-time”, que tem como objetivo produzir apenas o que é necessário, precisamente quando é necessário, reduzindo o desperdício e os custos. Além disso, o conceito de “jidoka” permite aos trabalhadores e às máquinas detetar desvios e parar a produção se forem identificados defeitos.
  • Alta Qualidade, Baixo Custo, Prazo de Entrega Curto: Ao concentrar-se na produção de alta qualidade, a Toyota conseguiu a eficiência de custos e prazos de entrega mais curtos, garantindo a satisfação do cliente.

Os Sete Pecados Mortais do Desperdício

No lean thinking, o desperdício é tudo o que não acrescenta valor ao cliente. E Pedro Monteiro salientou os sete pecados mortais do desperdício que as organizações devem eliminar para otimizar os seus processos:

  1. Transporte: Movimentação desnecessária de informações, produtos ou materiais.
  2. Inventário: Excesso de inventário que imobiliza recursos.
  3. Deslocações: Deslocação desnecessária de pessoas ou equipamentos.
  4. Defeitos: Quaisquer erros ou defeitos que exijam alocar mais tempo e recursos.
  5. Espera: Motivada por atrasos no processo.
  6. Sobreprocessamento: Fazer mais do que o necessário ou fornecer recursos excessivos.
  7. Sobreprodução: Produzir mais do que o cliente exige.

Benefícios do Lean Thinking e da Excelência Operacional

Implementar o lean thinking e alcançar a excelência operacional pode trazer vários benefícios significativos para as empresas. Por exemplo, conduz ao crescimento do negócio e à satisfação do cliente, a processos mais eficientes, a padrões de qualidade mais elevados, a colaboradores empenhados e participativos e à otimização dos custos.

Em conclusão, o lean thinking trata-se de uma abordagem poderosa para alcançar a excelência operacional e a melhoria contínua nas organizações. Adotando um mindset de crescimento, implementando os princípios e ferramentas lean e eliminando o desperdício, as empresas podem melhorar o seu desempenho, acrescentar valor aos clientes e manter-se na vanguarda do panorama competitivo. O lean thinking é uma jornada de compromisso e dedicação, que pode levar a resultados notáveis e a um futuro sustentável para qualquer organização disposta a abraçá-lo.

Back To Top