skip to Main Content

Marta Brandão destacou papel da Gestão da Informação na sociedade digital

A exploração dos conceitos de Informação e Comunicação deram o mote para mais uma edição do City Café. Nesta sessão online, Marta Brandão, especialista em Gestão de Informação, destacou a relevância da implementação de um modelo infocomunicacional nas entidades públicas e privadas, dando como exemplo o trabalho desenvolvido no Município do Porto.

A mais recente edição do City Café, dedicada ao tema “Gerir informação na ótica do Cidadão e do Município”, teve como convidada Marta Brandão, técnica superior na Câmara Municipal do Porto e especialista em Gestão de Informação e Comunicação em Plataformas Digitais.

No início da sessão, Marta Brandão começou por definir os conceitos de Informação e Comunicação, “termos cada vez mais relevantes”, associados ao papel do Gestor de Informação que, de acordo com o paradigma atual, engloba também a figura do cidadão, na qualidade de prossumidor (prosumer), porque também produz e gera informação relevante na relação Cidadão vs Município.

Tendo como caso de estudo o trabalho desenvolvido na sua tese de doutoramento no contexto do Município do Porto, Marta salientou a necessidade de “avaliar, organizar, classificar e disseminar” toda a informação produzida, após ter considerado que “nenhuma informação pode ser desconsiderada na relação entre o Município e o Cidadão”.

“Atualmente, temos um ciclo de vida ativo e contínuo da informação, que essa informação esteja numa fase inicial, de circulação, de tratamento ou de armazenamento. O grande objetivo é sempre chegar à fase de difusão, para que essa informação possa servir o seu verdadeiro propósito de chegar ao cidadão ou à sua finalidade”, afirmou Marta Brandão.

Durante esta sessão, a convidada salientou ainda a permanente inovação nos sistemas infocomunicacionais, quer no setor público quer no setor privado. No contexto da Câmara Municipal do Porto, é proposto um sistema de informacional municipal — suportado por uma arquitetura de informação sustentável e uso de plataformas digitais que garantem interoperabilidade de sistemas —, com objetivo de difundir a informação entre as diferentes estruturas orgânicas, permitindo a criação de um modelo integrado de acesso à informação, a melhoria na gestão de processos e prestação de serviços públicos ao cidadão.

Como nota final, a oradora convidada, propõe a construção de uma visão integrada através de quatro níveis de mediação: informacional, comunicacional, administrativa e tecnológica.

A conferência online – que já conta com mais de 260 cisualizações – terminou com a desconstrução do conceito “e-Gov” (Governo eletrónico) na sociedade moderna, com Marta Brandão a sublinhar que “é cada vez mais necessário mediar processos e tirar partido das ferramentas digitais, englobando a componente humana de todo o backoffice de uma instituição pública ou de uma empresa privada, sempre a pensar no utilizador final, o cliente ou o cidadão”.

Esta sessão está disponível, na íntegra, no canal de YouTube da Associação Porto Digital. Pode rever aqui.

Recordamos que a próxima edição do City Café está agendada para o dia 5 de maio e será dedicada ao tema “Assertividade e Eficácia na Comunicação à Distância”. Paulo Salgado, professor universitário na Universidade do Minho e no ISMAI, especialista em Comunicação, será o convidado. As inscrições estão abertas na página oficial da iniciativa.

Back To Top