skip to Main Content

Rui Coutinho trouxe o tema da Inovação ao City Café

Na terceira edição da iniciativa City Café, Rui Coutinho, diretor-executivo do Centro de Inovação Empresarial da Porto Business School (PBS), abordou o tema “A missão da inovação para o crescimento inteligente” no Porto Innovation Hub (PIH). 

A partilha de conhecimentos num registo informal acompanhada pelo cheiro a café voltou ao PIH esta quinta-feira e contou com a presença de Rui Coutinho e cerca de 40 participantes.

Desta feita, o 3.º City Café centrou-se no tema “A missão da inovação para o crescimento inteligente” e permitiu ao convidado abordar os desafios que se avizinham para todos aqueles que inovam todos os dias.

O diretor-executivo do Centro de Inovação Empresarial da PBS começou por recordar o caso da Nokia, que em 2007 era líder do mercado de telemóveis, mas que forçosamente teve que se readaptar, sobretudo após a apresentação do iPhone, apresentado no início desse ano por Steve Jobs.

“Hoje em dia a Nokia produz, essencialmente, hardware. Ou seja, é uma empresa radicalmente diferente do que era há pouco mais de uma década. Teve que inovar, teve que se transformar totalmente e conseguiu concretizar essa mudança com eficácia”, afirmou Rui Coutinho.

Foi também realçado o papel do utilizador/consumidor na cadeia de valor dos novos produtos/serviços, “que está a mudar o processo de inovação e, cada vez mais, a apressá-lo”.

“Cada vez mais temos a necessidade de falar em inovação contínua. Para isso, precisamos de um mindset moderno, ferramentas para concretizar esse passo, competências e conhecimentos para fazer isto a todo o tempo. É preciso formar com qualidade para inovar com qualidade”, referiu o convidado do City Café.

No final da sessão, houve espaço para uma partilha de conhecimentos do público, sendo que cada convidado da sessão foi brindado com um “Innovation Mission Map”, uma ferramenta gratuita disponibilizada pela PBS que permite a sistematização do processo de inovação.

O City Café regressa no dia 12 de dezembro, às 13h30. Miguel de Castro Neto, professor auxiliar e subdiretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS), vai abordar a questão do desenvolvimento de ideias e a criação de negócios com base em ciências de dados e partilhará o seu conhecimento em temas como business intelligence e as cidades inteligentes.

Recorde-se que todas as sessões da iniciativa City Café são abertas ao público, de forma gratuita e sujeitas a inscrição prévia, através da página web https://www.portoinnovationhub.pt/citycafe.

(Este evento foi transmitido em direto a partir do Facebook do Porto Innovation Hub. Pode recuperar a emissão aqui)

Back To Top