skip to Main Content

Porto Innovation Hub recebeu mais de 2300 visitantes em cinco meses

As novas instalações do Porto Innovation Hub (PIH), inauguradas a 12 de março deste ano no Largo do Dr. Tito Fontes, têm-se afirmado como local privilegiado para quem se dedica à inovação e ao empreendedorismo.

Prova disso é o facto de por ali já terem passado 2385 visitantes, num total de 88 iniciativas de que se destacam as atividades dinamizadas pelo Município do Porto, coordenadas pela Associação Porto Digital (APD).

São os casos do “Inovação no Município do Porto”, um dia dedicado aos trabalhadores do Município, que estiveram envolvidos na discussão e redesenho de serviços públicos mais eficientes e acessíveis; ou o “Service Jam Porto”, que consistiu em 48 horas intensivas para empreender e inovar. Também o mais recente “City Café”, uma palestra informal baseada numa pausa para café e que contou com a presença do designer John Lynch, bem como as atividades inseridas na estratégia ScaleUp Porto, como a “Semana Start&Scale” que preencheu sete dias de abril com iniciativas dedicadas à promoção do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia, contribuíram para atrair o público ao Porto Innovation Hub.

Da mesma forma, aquele que se assume como “um laboratório vivo que pretende fortalecer o ecossistema de inovação e criatividade da cidade” recebeu também a conferência “ScaleUp For Europe”, a “Semana Boom Massive Growth” e as diversas masterclasses administradas neste âmbito.

As receções a comitivas internacionais são igualmente consideradas momentos-chave para a curta história do Porto Innovation Hub, sendo de realçar a visita da ex-ministra britânica Mims Davies, que ali teve a oportunidade de conhecer melhor a estratégia de transformação digital em curso na cidade.

A essa visita somam-se ainda as presenças de outras duas comitivas internacionais, uma francesa e outra sueca, tendo a nova casa da inovação do Porto acolhido também nestes primeiros cinco meses de atividade diversos outros eventos com o envolvimento de novas empresas de base tecnológica, como a Veniam, Ubiwhere, AddVolt, Utrust, Invisible Collector.

Entre essas iniciativas, estão o “Innovato-R”, inserido no programa europeu Urbact, que pretende construir uma cultura de melhoria contínua e otimização de processos através do aumento de motivação e envolvimento dos trabalhadores do Município do Porto; a “14.ª Semana do Comércio” da Escola de Comércio do Porto; o “Power BI”, da Power BI Portugal; a “Product Management Night”, do Product Management Festival; e o “Off-site Work Meeting”, da Fraunhofer Portugal, entre outras atividades reveladoras do interesse que o PIH está a gerar junto da comunidade.

Recorde-se que o PIH é uma iniciativa que pretende assumir o papel de plataforma para a inovação, reunindo para tal todos os agentes ligados à inovação do Porto e da região, além de envolver também, cada vez mais, o cidadão e os trabalhadores do Município no processo de transformação e evolução da cidade.

Back To Top