skip to Main Content

Porto Innovation Hub coloca Engenharia Civil do Porto à Mostra

O “Ciclo de Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” inaugura no próximo dia 24 de setembro, no Porto Innovation Hub. Esta iniciativa apresenta um programa, aberto ao público, de forma gratuita, dedicado ao tema da Engenharia Civil, a partir de 24 de setembro e até 13 de dezembro.

Partindo da exploração de diferentes áreas de intervenção da Engenharia Civil, o “Ciclo de Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” resulta da colaboração do Município do Porto com o Departamento de Engenharia Civil da FEUP, em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto e a Ordem dos Engenheiros – Região Norte.

Esta iniciativa conjunta de divulgação da inovação da Engenharia Civil realiza-se no contexto da atividade “Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra”, integrado no âmbito do Porto Innovation Hub (PIH), desde 2016 com o objetivo de envolver os cidadãos e visitantes da Invicta na descoberta da inovação que transformou a cidade nos últimos séculos.

Neste âmbito, o “Ciclo de Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” apresenta um programa que revela o conhecimento científico e tecnológico que sustenta muitas das obras emblemáticas e infraestruturas fundamentais que contribuem para o desenvolvimento da cidade. O programa conta com um ciclo de conferências, dedicado ao debate sobre o impacto das diferentes áreas de atuação da Engenharia Civil na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Estará patente no PIH uma exposição onde vão estar presentes diversos instrumentos, maquetes e protótipos históricos, inovadores na sua época, que têm vindo a apoiar a evolução e desenvolvimento da Engenharia Civil. Paralelamente, será dada a continuidade às visitas “Fora de Portas”, encontros guiados com teor técnico a locais históricos e emblemáticos da cidade do Porto acompanhados com uma publicação da Sebentas d’Obra.

As três primeiras sessões decorrerão nos dias 10, 15 e 22 de outubro, com os respetivos temas e moderadores: “Análise do tráfego do Porto”, por José Pedro Tavares; “A marginal do Douro”, por Fernando Veloso Gomes; “Património cultural e análise de risco”, por Esmeralda Paupério e Xavier Romão. Cada sessão contará com o debate sobre a área em discussão com personalidades convidadas, a apresentação de projetos de investigação recentes e de obras onde essa inovação é integrada. Desafiamos todos os interessados e curiosos a descobrir como a tecnologia tem vindo a transformar a cidade em que vivemos e a melhorar as infraestruturas que suportam a nossa sociedade nos locais mais emblemáticos da Invicta.

As atividades serão divulgadas de forma regular nos canais de comunicação do Portal de Notícias Porto. e Porto Innovation Hub. Todas as iniciativas inseridas no programa são abertas ao público, de forma gratuita, sujeitas a agendamento ou inscrição prévia, de 24 de setembro até 13 de dezembro.

Back To Top