skip to Main Content

City Café debateu papel das cidades na sustentabilidade ambiental

Inês Santos Silva foi a convidada da primeira sessão do City Café, esta terça-feira, no Porto Innovation Hub. A oradora centrou a sua apresentação no tema da sustentabilidade, que definiu como “o novo combustível do progresso”.

O City Café regressou ao Porto Innovation Hub (PIH) e levou a discussão um novo tema, centrado na temática da sustentabilidade ambiental e no combate às alterações climáticas e aquecimento global.

Desta vez, o desafiou Inês Santos Silva, diretora executiva da Aliados – The Challenges Consulting e co-fundadora da Portuguese Women in Tech, para apontar as principais tendências e projetos que vão marcar a diferença na área da sustentabilidade, ao longo deste ano. Durante a apresentação, a convidada deu especial importância ao papel das cidades no que diz respeito ao impulso da adoção de um conjunto de hábitos mais sustentáveis e mais amigos do ambiente.

“Atualmente, as cidades ocupam 3% do planeta Terra, mas é nas cidades que habita 55% da população mundial, que faz com que sejam responsáveis por 60% das emissões de CO2. Por isso, as cidades têm que ter, cada vez mais, um papel ativo na solução dos riscos ambientais já identificados”, afirmou Inês Santos Silva.

Na apresentação foram ainda enumerados vários exemplos, já colocados em prática, de algumas cidades, nomeadamente Nova Iorque (EUA), Peterborough (Inglaterra) e Porto (Portugal). De acordo com a oradora, estas metrópoles têm já estratégias e políticas sustentáveis em marcha com o objetivo de diminuir a pegada ecológica das respetivas cidades e dos seus cidadãos.

“No Porto, por exemplo, tem sido realizado um investimento notável nesta área, com destaque para iniciativas como o ‘Roadmap Porto Circular 2030’ e o Projeto 100 Mil Árvores na Área Metropolitana do Porto, que têm servido de modelo para outras cidades”, referiu a diretora executiva da Aliados.

Antes do tradicional período de perguntas e respostas do público, Inês Santos Silva deixou expressos os cinco principais desafios para as cidades sustentáveis: diminuir a pegada ecológica; impulsionar os serviços e ecossistema e biodiversidade; investir na sustentabilidade; melhorar a qualidade de vida; e promover a liderança e cooperação no combate ao aquecimento global.

Para concluir esta missão, a convidada do City Café apontou como ferramenta o plano de “Metas do Desenvolvimento Sustentável”, lançado em 2015, que continua a ser um documento orientador em matéria de sustentabilidade.

Quanto ao futuro do planeta, a mensagem final foi clara: “as cidades vão moldar o nosso futuro”.

(Este evento foi transmitido em direto a partir do Facebook do Porto Innovation Hub. Pode recuperar a emissão aqui)

Back To Top