skip to Main Content

Ciclo Inovação Fora de Portas juntou mais de 360 interessados na Engenharia Civil

O “Ciclo Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” esteve em vigor entre os dias 24 de setembro e 13 de dezembro e contou com um total de mais 360 participantes, entre as conferências e visitas realizadas com o objetivo de apresentar o impacto da Engenharia Civil na Invicta.

Chegou ao fim o “Ciclo Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra”, uma iniciativa promovida pelo Município do Porto e coordenada pelo Departamento de Engenharia Civil da FEUP, em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto, a Ordem dos Engenheiros – Região Norte.

Durante três meses, o Porto Innovation Hub (PIH), acolheu uma exposição temporária que permitiu aos seus visitantes explorar diferentes áreas de intervenção da Engenharia Civil, além do conhecimento científico e tecnológico que sustentam muitas das obras mais emblemáticas e infraestruturas fundamentais para a evolução da cidade.

Esta mostra foi complementada com diversas iniciativas paralelas, entre visitas e conferências “Fora de Portas”. Neste âmbito, tiveram lugar três visitas técnicas à Estrada Marginal do Porto, ao Museu da Misericórdia e ao Centro Português de Fotografia. Estas visitas ao terreno contaram com mais de 80 participantes e deixaram patente o interesse da comunidade na descoberta “in loco” de três espaços recheados de história, onde o impacto da Engenharia Civil foi considerado um fator decisivo no que diz respeito à manutenção e requalificação dos edifícios.

Em paralelo, nas instalações do PIH, tiveram lugar oito conferências dedicadas a diferentes áreas da Engenharia Civil: “O Tráfego do Porto” (10/10); “As margens do estuário do Douro” (17/10); “Gestão de riscos no Património Cultural” (29/10); “Eficiência energética na habitação social” (12/11); “Energias marinhas renováveis” (21/11); “Do planeamento à gestão da cidade” (3/12); e “As pontes do Porto” (12/12).

Todas as sessões ficaram marcadas pelas presenças de convidados especialistas no tema, com destaque para as participações de vários convidados, tais como Cristina Pimentel, vereadora do pelouro dos Transportes e da Proteção Civil da Câmara Municipal do Porto; Nuno Araújo, da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo; Maria João Vasconcelos, diretora do Museu Soares dos Reis; Olga Feio, da DOMUS Social; Ruben Fernandes, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte; Lobo Gonçalves, da EDP Renováveis; Pero Baganha, vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto; e Patrocínio de Azevedo, vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia.

Estas iniciativas ficaram ainda marcadas pela apresentação e debate de diversos projetos-piloto, relatórios e casos de sucesso já implementados no âmbito da Engenharia Civil na cidade do Porto.

Para memória futura desta edição fica disponível a gazeta desenvolvida no âmbito deste ciclo “Fora de Portas”, que pode ser consultada, gratuitamente, no site do Porto Innovation Hub.

Back To Top