Inovação na transformação da cidade.
O Porto Innovation Hub (PIH) pretende demonstrar o potencial da inovação na transformação das cidades, apresentando o impacto direto desta relação na melhoria de qualidade de vida dos cidadãos, no contributo para a criação de emprego qualificado, e no potencial de projeção das cidades para novos patamares de desenvolvimento.
Atualmente, o Município do Porto tem como objetivo transversal apostar na inovação participativa, como suporte ao desenvolvimento de novos projetos, focados na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e no aumento da eficiência dos serviços.
O Porto Innovation Hub (PIH) procura funcionar como um espaço facilitador de ações e atividades abertas, que promovem o princípio da cocriação com os cidadãos, colaboradores e dirigentes do Município.
Através das várias iniciativas, o PIH propõe a criação de novos cenários e oportunidades de inovação à escala urbana, contribuindo para a cultura de inovação da cidade e incentivando o cidadão a assumir o papel de motor de inovação.
O que é inovação?
Inovar é introduzir novidades, renovar, inventar, criar. Inovar é gerar valor. Existem, depois, vários sentidos para a inovação consoante a natureza do seu objeto: inovação de produto, serviço, processo, mercado ou organizacional; inovação aberta, fechada, disruptiva ou radical.
Muito para além dos aspetos tecnológicos e económicos há na inovação uma dimensão humana extraordinária; há o questionar, a insatisfação e conquista do Homem. A inovação vai, então, ser o equilíbrio de forças entre criatividade e realidade. Equilíbrio de base para a renovação, reinvenção, recriação das sociedades.
Porquê o Porto?
O Porto afirma-se hoje como um agregador de inovação e criatividade, sendo fundamental uma aposta contínua no conhecimento, na formação e qualificação.
A cidade procura promover um ecossistema de inovação transversal a toda a sociedade, implementando metodologias criativas e analíticas, que induzem novos comportamentos e atitudes por parte dos intervenientes, e fazendo ainda uma aposta transversal no desenvolvimento das infraestruturas tecnológicas de suporte.