Construir uma arquitetura de informação
DESCRIÇÃO
É uma ferramenta muito utilizada para organizar informação e entender o modelo mental de como os utilizadores finais agrupam o conteúdo e as funcionalidades de um serviço/produto, ou como ele gostaria de encontrar a informação de forma agrupada. Este método ajuda os utilizadores a agrupar e opinar sobre os conteúdos.
MATERIAIS
-
Notas adesivas
-
Marcador
-
Papel A3
FERRAMENTAS ONLINE
- Smaply, online tools;
- Miro, Stakeholder map template;
- Microsoft Word;
- Power Point;
DURAÇÃO
- 30 min a 1 hora
PASSO A PASSO
-
Antes de começar a sessão com os utilizadores finais, é importante fazer um inventário de funcionalidades e conteúdo do serviço/ produto. Cada uma das funcionalidades deve ser identificada num cartão (notas adesivas, papel A6).
-
O conjunto de cartões é apresentado aos utilizadores. Pedir para reagrupar os diferentes cartões de acordo com o seu ponto de vista e de forma coerente.
-
Pedir aos utilizadores para explicar as suas opções e adicionar títulos aos grupos formados.
-
No fim da sessão, os resultados devem ser analisados.
EXEMPLO