- Este evento já decorreu.
City Café | Arquitetura Sustentável: um futuro resiliente
2 Junho 2020 @ 13:30 - 14:30
No próximo City Café, recebemos Nicolle Maia, arquiteta urbanista e paisagista, que irá abordar o tema “Arquitetura Sustentável – Um Futuro Resiliente”.
Dando continuidade ao formato online, neste City Café iremos discutir sobre como podemos projetar de maneira sustentável, em harmonia com o meio ambiente, aplicando princípios sociais, económicos e ambientais, sem esquecer a empatia com as próximas gerações.
Durante a sessão vão ser apresentados alguns casos de estudo portugueses, onde é possível encontrar diferentes vertentes na qualidade do ambiente interno, tais como: qualidade do ar, tecnologia, conforto térmico e visual, além da qualidade relacionada com a produtividade e a saúde que os ambientes e zonas envolventes proporcionam aos seus habitantes.
A Arquitetura Sustentável não é apenas uma tipologia dentro da arquitetura, é também uma forma de projetar de maneira mais eficiente, consciente e humana, sempre em harmonia com o meio ambiente e o ciclo total integrado da sustentabilidade.
Para participar nesta conferência online deverá aceder, no início do evento, à página: https://portoinnovationhub.pt/citycafe/
Sobre a oradora:
Nicolle Maia é arquiteta urbanista, paisagista e “sustentabilista” formada na Universidade Estadial de Londrina (Brasil), com Mestrado em Arquitetura Sustentavel pela University of Sydney (Austrália), Nicolle Maia desenvolve workshops e masterclasses para arquitetos e cidadãos que têm interesse em desenvolver o sentido crítico para um olhar mais humano e eficiente da arquitetura.
O despertar para a sustentabilidade ocorreu há uma década, quando frequentava a faculdade de arquitetura, tendo sido confrontada com uma decisão sobre o caminho a seguir, sem esquecer temáticas como: aquecimento global, aumento da população mundial, crise dos recursos naturais, falta de qualidade de vida, entre outros temas.
Foi voluntária da ONU no Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável) e foi nesse evento que a sustentabilidade tornou-se mais do que a arquitetura, dando lugar a um estilo de vida.