Desbloquear conhecimento sobre a gestão da água com Susana Garcia
A mais recente sessão sobre “A Energia da Água do Porto: Eficiência no Abastecimento”, com Susana Garcia, nas instalações da Águas e Energia do Porto, organizada pela Porto Digital, ofereceu informações valiosas sobre a abordagem proativa da cidade na gestão da água. Realizada na histórica Central de Nova Sintra, a sessão proporcionou aos participantes uma compreensão mais profunda dos desafios e inovações que moldam a eficiência do abastecimento de água no Porto.
Durante a apresentação, Susana Garcia demonstrou os esforços do Município para resolver as fugas de água e otimizar a utilização dos recursos.
Desde ferramentas digitais avançadas a atualizações estratégicas de infraestruturas, os participantes conheceram as diversas estratégias utilizadas, como são exemplo a chave de manobra, o geofone ou a instalação de válvulas reguladoras de pressão, para garantir práticas sustentáveis de gestão da água.
A oradora referiu também o projeto Porto Gravítico, iniciado em 2006, demonstrando os benefícios da reavaliação das infraestruturas, que levou à desativação de estações de bombagem desnecessárias e à subsequente redução do consumo de energia e das emissões de CO2.
Além disso, a sessão sublinhou a importância do envolvimento dos cidadãos na preservação dos recursos hídricos e na promoção de uma cultura de gestão ambiental. Portanto, para além da relevância do digital na eficiente gestão da água no Porto, Susana Garcia destacou também os papéis centrais que as equipas das Águas e Energia do Porto e os próprios cidadãos/munícipes – ou seja, as pessoas – desempenham nesta missão tão crucial nos tempos atuais.
Como parte do projeto ASCEND, financiado pela União Europeia, foi também dada a garantia de que o Porto continua a colaborar com parceiros internacionais para promover mudanças positivas na região, alavancando soluções inovadoras e melhores práticas.
Olhando para o futuro, o ciclo Conectar promete sessões sobre mobilidade sustentável e tecnologias de energias renováveis, reafirmando o compromisso do Porto em impulsionar a inovação urbana e a sustentabilidade:
- 14 de maio – “Mobilidade Sustentável e Inovação Urbana, com Pedro Gaspar, no Porto Innovation Hub;
- 20 de junho – “Tecnologias de Energias Renováveis, com João Peças Lopes, nas instalações da Agência de Energia do Porto.
A participação nas sessões é gratuita, com necessidade de um registo prévio online disponível aqui.
O City Café é promovido pelo Porto Innovation Hub, em articulação com a Direção Municipal de Gestão de Pessoas e Organização, e propõe criar um momento informal de diálogo colaborativo entre oradores e convidados. A atividade inspira-se numa pausa para café após o almoço, tem caráter didático e participativo e pretende, sobretudo, fomentar a colaboração entre audiência e oradores convidados sobre as temáticas em discussão.