skip to Main Content

Novo Ciclo do “Inovação Fora de Portas: Engenharia Civil à Mostra” inicia com apresentação do Matadouro de Campanhã

No passado dia 28 de setembro, ficámos a conhecer a proposta do M-ODU, um projeto ambicioso que visa revitalizar o antigo Matadouro de Campanhã e transformá-lo num centro cultural dinâmico. Em fase de reabilitação, este espaço reunirá diversas infraestruturas, incluindo escritórios, um museu, uma galeria municipal de arte e uma nova esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Diogo Brito, autor do projeto de arquitetura, da OODA Architecture, e Miguel Mariz, autor do projeto de engenharia, da A400, sublinharam que o Matadouro de Campanhã pretende ser um espaço inovador, promovendo a interação entre família e amigos, potenciando o convívio. O projeto, que se define como um «desafio para a engenharia», visa harmonizar a tradição e a modernidade, preservando a estrutura já existente enquanto se integram novas soluções, como uma cobertura inovadora e uma ponte pedonal.

«É um projeto peculiar que queremos que se transforme num espaço acolhedor, mantendo uma identidade própria», afirmou Diogo Brito, ressaltando o papel crucial desta obra para a revitalização da comunidade local. «Este é um espaço diferenciador. Mergulhámos no Matadouro e tirámos partido do melhor que a infraestrutura tem», acrescentou Rita Topa, partner do arquiteto japonês Kengo Kuma (Kengo Kuma and Associates) que foi convidado para, em conjunto com o OODA Architecture, desenhar e conceptualizar o projeto.

Após a sessão de apresentação, moderada por Cláudia Fonseca (Departamento de Engenharia Civil da FEUP), os mais de 50 participantes tiveram a oportunidade de visitar e observar, de perto, as inovações implementadas nesta renovada infraestrutura que promete um grande impacto na cena cultural e artística na cidade do Porto.

O «Inovação Fora de Portas: Engenharia Civil à Mostra» procura revelar o conhecimento científico e tecnológico que sustenta muitas das obras e infraestruturas emblemáticas e fundamentais no contexto do Porto. A iniciativa é da responsabilidade do Município do Porto, no contexto da iniciativa Porto Innovation Hub, em estreita colaboração com o Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

A próxima sessão será no dia 23 de novembro, sobre o Parque da Alameda de Cartes. A participação nas sessões é gratuita, mediante registo prévio, e limitada à capacidade prevista para o evento. As inscrições ficarão disponíveis, brevemente, aqui.

Back To Top