skip to Main Content

DMCAFF trilha caminho rumo à inovação

Ao longo de cinco meses, 60 colaboradores do Departamento Municipal das Compras, Ativos e Fontes de Financiamento (DMCAFF) da Câmara Municipal do Porto puseram mãos à obra para incorporar a inovação no seu modelo de trabalho, sob orientação da Porto Digital, no âmbito da atividade da iniciativa municipal Porto Innovation Hub. 

A capacidade de adaptação e inovação é cada vez mais determinante para o crescimento das organizações que, de forma progressiva, tem vindo a compreender a importância de envolver os colaboradores no processo de pensar e adotar a inovação.

Foi neste contexto que o Departamento Municipal das Compras, Ativos e Fontes de Financiamento (DMCAFF) da Câmara Municipal do Porto solicitou o contributo do Porto Innovation Hub, enquanto iniciativa vocacionada para a promoção da inovação junto da cidade como um todo e das equipas municipais em particular, para, em conjunto, desenharem uma ação à medida a que chamaram «Roadmap de Inovação».

Segundo alguns investigadores (Hogan & Coote, 2014; Taha, Sirková, & Ferencová, 2016; Chen et al.,2018), a principal chave para a promoção da inovação é a cultura organizacional. Podemos definir a cultura organizacional como um padrão de valores partilhados que apoiam os colaboradores a compreender a organização e, com isso, fornecer normas de comportamento que devem ser seguidas (Brettel, Chomik, & Flatten, 2015). Além de valores e normas, a cultura de uma organização é caraterizada pelos produtos e serviços que produz e pelas relações interpessoais.

Assim, durante cinco meses (entre fevereiro e julho de 2023), o “Roadmap de Inovação” do DMCAFF capacitou os colaboradores para a aquisição de conhecimento e de competências criativas para suporte à implementação de processos de inovação e à transformação de ideias em projetos que atendam às necessidades reais do departamento, promovendo a autonomia e a confiança.  

O processo de implementação do «Roadmap de Inovação» 

O primeiro passo desenvolvido foi a realização de uma sessão exploratória, na qual se identificaram os objetivos e expectativas e foram analisados os desafios a enfrentar, sob a perspectiva global do DMCAFF. Foi assente nesta premissa que se desenhou a arquitetura do programa: clareza na definição do problema, design da abordagem às pessoas e transformação de comportamentos. 

O programa contou com três fases principais:

  • Capacitação em técnicas e ferramentas de inovação aplicadas ao contexto e necessidades;
  • Cocriação do modelo ou framework específico para o processo de inovação do DMCAFF e da cultura organizacional catalizadora desse processo;
  • Consolidação da autonomia interna na gestão dos projetos emergentes e em curso.

Algo a destacar no processo foi a criação de duos, enquanto pivôs de inovação, que tinham como responsabilidade liderar o processo de transformação da ideia em projeto.

A longo prazo, a implementação das estratégias aprendidas permitiu cultivar uma cultura de inovação no departamento, assim como o fortalecimento da colaboração, da partilha de conhecimento e da capacitação. Estas valências impulsionam a geração de soluções inovadoras e fomentam o crescimento da organização no seu todo.

Esta ação refletiu mudanças significativas e transformadoras e, dando continuidade aos esforços realizados, a Porto Digital e o DMCAFF voltaram a colaborarem 2024, no evento «i9 – Ideias Sem Limites». 

A ação representou o ponto alto de um percurso de dois anos orientados pela Porto Digital sob o objetivo de promover a inovação junto da comunidade municipal, período durante o qual foram partilhados princípios e práticas que consolidam a cultura de inovação no âmbito do Município do Porto. 

Back To Top