skip to Main Content

Dia da Inovação convida a reforçar a cultura de Inovação da CMP e a abraçar a tão necessária Transição Digital

A terceira edição do Dia da Inovação do Município do Porto decorreu, no início do mês de julho, no Porto Innovation Hub (PIH), tendo as atenções sido centradas no trajeto a percorrer para continuar a construir uma cultura de Inovação que sustente a Transição Digital. 

O evento, por ter uma temática diretamente ligada ao Programa de Liderança em curso sob a responsabilidade da Direção Municipal de Gestão de Pessoas e Organização, destinou-se aos dirigentes municipais. Nesta sessão houve, assim, oportunidade para perspetivar os próximos passos das ações de capacitação destinadas à globalidade das equipas municipais, no sentido de as dotar de ferramentas concretas e eficientes para uma cultura de criatividade onde reine o espírito empreendedor e de experimentação. 

A abertura da sessão ficou a cargo do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e Vereador dos Pelouros do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital, Filipe Araújo, que destacou o trabalho que tem sido desenvolvido “de dentro para fora, procurando que sejam criados os mecanismos necessários para a eficiência, a competitividade e a criação de produtos e serviços que melhor sirvam todos os munícipes e visitantes da cidade”. 

Aproveitando o facto do Dia da Inovação ser promovido no Porto Innovation Hub, que tem como ambição ser uma plataforma de cooperação entre todas as equipas municipais e a cidade, foi convidado Jorge Portugal, General Manager da COTEC Portugal, para partilhar a sua experiência de trabalho entre setores privado e público, designadamente em projetos com a Inovação como base. Esta partilha deu o mote para uma reflexão conjunta e para a procura ativa de janelas de oportunidade de colaboração entre organizações públicas e privadas. 

Houve ainda oportunidade de explorar projetos municipais já implementados segundo metodologias analíticas e criativas, como o Portal do Munícipe, o Cartão Porto. e o Explore.Porto, de modo a motivar os presentes a arriscar em modelos menos convencionais, mas nem por isso menos eficientes. 

No final da sessão, os participantes foram desafiados a refletir sobre a forma como poderão, em conjunto e em cada uma das suas equipas, promover o recurso a ferramentas de Inovação privilegiando a proximidade e fazendo a diferença. Da parte da equipa da Porto Digital, ficou o compromisso de continuar a provocar e a apoiar uma cultura organizacional proativa, eficiente e que incorpore Inovação no seu dia a dia.   

Back To Top