Dar rosto ao utilizador do serviço
DESCRIÇÃO
Personas são arquétipos que dão vida a um grupo particular de cidadãos, colaboradores ou empresas (organizações ou entidades) através de identificação de características concretas. A construção da uma persona geralmente reflete o resultado das entrevistas e outros métodos de investigação qualitativa realizados anteriormente. O perfil do utilizador deve refletir necessidades reais, habilidades, valores, interesses, objetivos e desejos dos utilizadores. Raramente um perfil corresponde à realidade de um entrevistado, pelo contrário, é composta por ideias retiradas de um grupo de pessoas entrevistadas.
MATERIAIS
-
Perfil de persona ou utilizador ;
-
Papel, caneta e marcadores;
FERRAMENTAS ONLINE
- Smaply, online tools;
- Miro, Stakeholder map template;
- Microsoft Word;
- Power Point;
DURAÇÃO
- 1 a 2 horas
PASSO A PASSO
-
Definir o ponto de partida para a criação de perfis de utilizadores, indicando os principais segmentos.
-
Refletir sobre estas pessoas e como as pode agrupar.
-
Complementar os perfis de utilizadores criando uma história das mesmas com componentes das entrevistas, tais como: atitudes, motivações ou comportamentos.
-
Inserir alguns dados demográficos, hobbies e interesses, frustrações, motivações e necessidades.
-
Adicionar outros componentes relevantes para o tema do projeto, tais como: citações, objetivos, tecnologia, redes sociais, entre outros.
EXEMPLO