Explorar o passo-a-passo do serviço
DESCRIÇÃO
A jornada do utilizador é uma representação visual da jornada do serviço realizada pelo utilizador e pelo fornecedor de serviço, representando todas as suas interações e pontos de contacto. Isto permite-nos visualizar que partes do serviço funcionam, e que partes é que necessitam de ser melhoradas, através da identificação de pontos críticos. Esta informação é recolhida através de métodos de investigação qualitativa que ajudam a fundamentar a jornada com experiências reais. A jornada do utilizador pode ser desenhada a partir do ponto de vista do utilizador na experiência atual do serviço ou na experiência futura do serviço.
MATERIAIS
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Notas adesivas e marcadores
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Papel A3 e A2
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Template da jornada do utilizador
FERRAMENTAS ONLINE
- Smaply, online tools;
- Miro, Stakeholder map template;
- Microsoft Word;
- Power Point;
DURAÇÃO
- 1 hora a 3 horas
PASSO A PASSO
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Antes de começar a sessão com os utilizadores finais, é importante fazer um inventário de funcionalidades e conteúdo do serviço/ produto. Cada uma das funcionalidades deve ser identificada num cartão (notas adesivas, papel A6).
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O conjunto de cartões é apresentado aos utilizadores. Pedir para reagrupar os diferentes cartões de acordo com o seu ponto de vista e de forma coerente.
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Pedir aos utilizadores para explicar as suas opções e adicionar títulos aos grupos formados.
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Ao fim da sessão, os resultados devem ser analisados.
EXEMPLO