skip to Main Content

Inovação Dentro de Portas

Transformar a relação entre os cidadãos e o Município do Porto.

Inovação em serviços (re)desenho de serviços públicos mais eficientes e acessíveis, orientados pelos princípios do design de serviços.

Perante um ambiente competitivo e de constante mutação, é imposto às instituições públicas e privadas um ritmo acelerado de mudança e transformação.

Na esfera pública a pressão é constante, existindo uma crescente exigência da sociedade no sentido de satisfazer necessidades emergentes, obrigando assim a aplicação de novas práticas no funcionamento e gestão das organizações, e melhoria dos serviços e processos.

Como instrumento central da estratégia de inovação, o Município do Porto procura aplicar os princípios orientadores do design de serviços (service design) para o (re)desenho de serviços públicos mais eficientes e acessíveis, assim como promover uma mudança organizacional sustentável.

Pretende-se dotar as estruturas orgânicas do Município do Porto com competências baseadas em metodologias criativas e analíticas, que ajudam a compreender as necessidades dos cidadãos, transformar a maneira de operar serviços, mais eficaz e eficiente, reduzindo o custo e tempo, e construir uma relação de confiança com os cidadãos.

Transformar a forma como o município construí e entrega os seus serviços, desde o fronstage ao backstage, tornando-os modernos e eficientes;

Construir uma relação de confiança com os cidadãos: apelar à transparência e integridade dos serviços e das tomadas de decisões; apelar à segurança no uso de dados pessoais dos cidadãos.

Fortalecer a relação entre equipas através de iniciativas que promovam a reflexão, o debate e a transformação de ideias em soluções para os desafios da cidade;

Contribuir para a otimização e simplificação de processos e serviços colocando o cidadão e/ou o colaborador no centro do processo de inovação;

Suportar e promover o desenvolvimento de projetos inovadores para o Município, com base em metodologias criativas e analíticas, onde o trabalho em equipa e a participação do cidadão são fatores centrais.

Construir uma cultura organizacional pró-ativa e eficiente, através de projetos e iniciativas que promovam uma comunicação interna aberta, incentivam a transparência e integridade, e o acesso a novas tecnologias;

Ações e iniciativas do Porto Innovation Hub

Ver mais

“Este tipo de trabalho permite, por um lado pensar nos problemas por diversas perspetivas e por outro fomentar o trabalho em equipa e as relações interpessoais.”

José Pedro Ferreira, Técnico Superior.
Câmara Municipal do Porto

“Para mim foi um prazer participar nesta sessão de trabalho. Acho muito útil dinamizar mais sessões com este tipo de equipas multidisciplinares para tratar de assuntos específicos de interesse para toda a comunidade municipal.”

Fernanda Santos, Chefe de Divisão.
Câmara Municipal do Porto

“Uma solução inovadora não tem necessariamente que ser complexa. Por vezes são pequenas mudanças que provocam“revoluções”. O trabalho em equipa é fundamental, a partilha de ideias.”

Participante do Porto GovJam, 2018.
Câmara Municipal do Porto
WORKSHOPS & TRAININGS

Sessões de capacitação da metodologia de design de serviços;

Aprendizagem e aplicação de métodos criativos e analíticos: design de serviços e design thinking;

Sessões de exploração e co-criação de desafios e problemas identificados.

QUICK WINS

Exploração e resolução de problemas através da metodologia de design de serviços ou design thinking;

Projeto rápido de redesenho de serviço com aplicação de métodos do design de serviços;

LARGE PROJECTS

Transformação de serviços através da metodologia de design de serviços;

Envolvimento de diversos departamentos/setores;

Redesenho de experiência de serviço end-to-end.

Desafiamo-lo a fazer parte desta transformação para a inovação.
Subscreva a nossa newsletter e fique a par das últimas novidades.
Back To Top