28 de maio | 10h00 (presencial) e 10h30 (online)
As fachadas do Teatro Nacional São João sofreram, recentemente, uma complexa intervenção para conservação e restauro do histórico edifício projetado pelo arquiteto Marques da Silva.
No exterior do edifício, destacam-se as figuras e carrancas que envolveram o trabalho de três ilustres escultores portuense: Henrique Araújo Moreira (1890-1979), Diogo de Macedo (1889-1959) e José Fernandes de Sousa Caldas (1894-1965). De destacar o facto destas esculturas adossadas às fachadas do TNSJ terem sido executadas em argamassas de cimento e possuírem dimensões e motivos muito variáveis, podendo, em alguns casos, atingir cerca de dois metros. Sendo este um edifício classificado como Monumento Nacional, a intervenção foi acautelada segundo os princípios de integridade e de autenticidade do projeto original de Marques da Silva.
Inserida na iniciativa “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra”, esta conferência será exclusivamente dedicada ao processo de reabilitação das fachadas do Teatro Nacional São João.
Na conferência contaremos com a presença da Eng.ª Esmeralda Paupério, do Instituto de Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e da Arq.ª Ângela Melo, da Direção Regional de Cultura do Norte, que partilharão as suas perspetivas sobre o processo de recuperação do exterior do icónico teatro, numa conversa moderada pela Arq.ª Bárbara Rangel, também da FEUP.
Na sessão, será exibido um vídeo documental sobre a intervenção em causa e as convidadas terão a oportunidade de explicar todo o enquadramento da conservação e restauro das fachadas.
A sessão será acompanhada pela apresentação de um vídeo documental.
Moderadora: Arq.ª Bárbara Rangel (FEUP).
Convidadas: Eng.ª Esmeralda Paupério (Instituto de Construção da FEUP) e Arq.ª Ângela Melo (Direção Regional de Cultura do Norte).