skip to Main Content

City Café: Gonçalo Hall partilhou dicas e ferramentas de trabalho remoto

Na sétima edição do City Café, Gonçalo Hall, consultor e especialista em Trabalho Remoto, centrou a sua apresentação num tema atual: o trabalho remoto uma nova forma de trabalhar. Em formato webinar e perante mais de 150 participantes, o fundador do “Remote Work Movement” partilhou várias dicas e ferramentas úteis ao teletrabalho.

A mais recente edição do City Café revestiu-se de características inéditas face ao tradicional formato desta iniciativa. A atividade promovida pelo Município do Porto e Porto Innovation Hub (PIH) revolucionou o tradicional encontro informal para uma pausa de café, com as equipas do Município e público em geral, dando assim origem a uma partilha de conhecimento através do formato webinar.

O convidado de honra foi Gonçalo Hall, que partilhou várias dicas e ferramentas para rentabilizar o teletrabalho, numa altura em que grande parte da população ativa, em todo o mundo, se vê obrigada a trabalhar a partir de casa.

Através da transmissão em direto da sessão, Gonçalo Hall começou por abordar as principais vantagens e desvantagens desta nova modalidade de trabalho.

“No lado positivo, temos a liberdade para vivermos e trabalharmos a partir de qualquer lugar, com menos interrupções, mais tempo para dedicarmos à família e aos nossos hobbies e a possibilidade de podermos ter o nosso próprio espaço, personalizado por nós. Por outro lado, os principais desafios a este ‘nomadismo digital’ são a solidão, a dificuldade de comunicação com os nossos chefes e colegas de trabalho e a capacidade de medir a produtividade”.

Gonçalo, um adepto assumido do trabalho remoto, admite, contudo, que está comprovado um “aumento de produtividade, para a empresa, avaliado entre 30 a 40%, face ao modelo de trabalho tradicional”.

No entanto, o convidado do City Café lembrou que o teletrabalho “não resolve todos os nossos problemas”, apesar de ser “cada vez mais apetecível para os funcionários das empresas que o possibilitam”.

Entre as ferramentas necessárias destacam-se: computador, boa ligação à internet, um espaço de trabalho, rato e teclado, monitor e fones com microfone. Só assim será possível, de acordo com Gonçalo Hall, tirar partido de outras ferramentas digitais como o e-mail, Whatsapp, Skype, Google Hangouts, Google Sheets, Slack, Twist, Teams, Trello, entre outras, que tiram proveito da Cloud (nuvem) e das tarefas partilhadas, dentro e fora das equipas de trabalho.

O segredo está na manutenção de “rotinas saudáveis”, desde a marcação de um “tempo social” – convívio entre colegas de trabalho – tal como aconteceria em cada escritório. Isto é, “não deixem de tomar café com os vossos colegas, marquem uma cerveja em conjunto no final da semana, convivam além do trabalho”, alertou o especialista.

Entre outras recomendações, Gonçalo destacou ainda a necessidade de vestir como se fosse trabalhar – apesar de permanecer em casa -, fazer uma lista com as principais tarefas diárias, realizar intervalos contínuos, permanecer em contacto com a sua equipa (de preferência em chamadas e com a câmara ligada), sem esquecer do tempo necessário para a família, sobretudo os mais novos, e para o recomendado exercício físico.

*A sessão “City Café | Trabalho Remoto: uma nova forma de trabalhar” pode ser revista na íntegra através da seguinte hiperligação.

Back To Top