skip to Main Content

“Ciclo Inovação Fora de Portas” – descobrir a Engenharia Civil na cidade

A inauguração do “Ciclo Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” realizou-se esta terça-feira, no Porto Innovation Hub (PIH). O pontapé de saída da iniciativa ficou marcado pela abertura da exposição que permanecerá no PIH até 13 de dezembro.

O “Ciclo Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” foi inaugurado, com casa cheia, nas instalações do PIH. No arranque da iniciativa, o destaque foi para a exposição, que ficará patente na casa da inovação da cidade até o próximo dia 13 de dezembro, com visitas guiadas, todas as quartas-feiras, orientadas pelo Prof. Eduardo Costa (FEUP), mediante inscrição prévia através da página web do Porto Innovation Hub dedicada à iniciativa.

A inauguração da mostra contou com representantes dos vários parceiros envolvidos neste “Ciclo Inovação” – Município do Porto, Departamento de Engenharia Civil da FEUP, Reitoria da Universidade do Porto e Ordem dos Engenheiros (Região Norte) –, considerado por Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e responsável pelo pelouro da Inovação, “o culminar da atividade ‘Fora de Portas’”. “Felizmente, hoje não temos dificuldade em explicar a cidade a quem nos visita e encontramos inovação a cada esquina. Essa inovação está hoje aqui representada e poderá ser visitada nos próximos meses”, referiu o autarca.

Após o período de discursos, teve lugar uma primeira visita à exposição que conta com várias peças e instrumentos históricos na Engenharia Civil da Invicta, com destaque para as maquetes do engenheiro Edgar Cardoso, um troço do trabalho de diagnóstico da Ponte Luiz I e um modelo do Terminal Petroleiro de Leixões.

O “Ciclo Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” ficará também marcado por um ciclo de conferências dedicado ao debate do impacto da Engenharia Civil na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Estão confirmadas as primeiras três sessões que irão realizar-se nos dias 10 de outubro (“O tráfego do Porto”, por José Pedro Tavares); 15 de outubro (“As margens do estuário do Douro”, por Fernando Veloso Gomes); e 29 de outubro (“Gestão de riscos no património cultural”, por Esmeralda Paupério e Xavier Romão). A participação nas conferências está sujeita a inscrição prévia no site do PIH.

A par deste ciclo de conferências, as “Visitas Fora de Portas” também estão de volta. A primeira saída está marcada para 11 de outubro, numa visita guiada por Esmeralda Paupério ao Centro Português de Fotografia. As inscrições estão disponíveis aqui.

Recorde-se que as atividades serão divulgadas de forma regular nos canais de comunicação do Portal de Notícias Porto. e Porto Innovation Hub. Todas as iniciativas inseridas no programa são abertas ao público, de forma gratuita, sujeitas a agendamento ou inscrição prévia até 13 de dezembro.

Back To Top